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Construindo acordes no violão

Autor: Bruno Marotta

  Acorde maior ( I - III - V )
  Acorde menor ( I - IIIb - V )
  Acorde com sétima (menor) ( I - III - V - VIIb ) ou Dominantes
  Acorde menor com sétima (menor) ( I - IIIb - V - VIIb )
  Acorde Diminuto ( I - IIb - Vb - VIIbb)
  Acorde com sétima maior ( I - III - V - VII )
  Acorde com sétima (menor) e quinta aumentada ( I - III - V# - VIIb )

Acorde maior (I – III – V)

Vamos agora por a teoria em prática para construir os acordes no violão. Para facilitar o trabalho, vamos utilizar os acordes maiores que já conhecemos. Existem basicamente quatro formas de construir acordes maiores no violão que são :

Destas, a primeira e a segunda são as que nos permitem maior flexibilidade quanto à formação de acordes.

Para construir qualquer acorde maior no violão basta utilizar uma das formas acima na posição correta do braço. Como já sabemos a nota que dá nome ao acorde é a fundamental e também a nota mais grave do acorde (salvo nos acordes com inversão do baixo). Podemos perceber que todas as quatro formas possuem a nota do baixo na quinta ou na sexta corda. Se cada traste corresponde ao intervalo de um semitom e a sexta corda, quando solta, corresponde à nota mi e a quinta corda à nota temos as demais notas na quinta e sexta corda conforme a figura abaixo.

Obs.: Abaixo temos representado o braço de um violão.

ré#
mib
dó#
b
si lá#
sib
sol#
b
sol fá#
solb
mi
sol#
b
sol fá#
solb
mi ré#
mib
dó#
b
si lá#
sib
                       
                       
                       
                       

Se quisermos, por exemplo, tocar um acorde de dó# maior, podemos posicioná-lo no braço do violão, como abaixo:

Podemos tentar agora desvendar os demais tipos de acorde. Primeiro analisemos o grau entre cada nota dos acordes acima citados e a sua fundamental:

O primeiro e segundo acorde possuem dobras na fundamental e na quinta. O terceiro acorde possui dobra na fundamental e na terça, o que pode vir a ser um problema futuramente, levando a omitir a última corda em muitos acordes baseados neste acorde maior. Vamos desconsiderar a quarta forma, pois além de difícil execução essas três são as mais utilizadas.


Acorde menor (I – IIIb – V)

Vejamos agora como, baseando-se nas formas acima e nos conhecimentos da teoria dos acordes, construir um acorde menor. Já se sabe que o acorde menor possui a terça menor e a quinta maior. Para construirmos um acorde menor basta, portanto, descer de um traste a casa que corresponde à terça, como abaixo (em vermelho):

Observe que o terceiro acorde é de difícil execução e por isso não é quase utilizado.

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Acorde com sétima (menor) (I – III – V - VIIb) ou dominantes

Seguindo procedimento análogo, vamos construir acordes maiores com sétima (quando dizemos acorde com sétima, a sétima menor está implícita). Para transformamos um acorde maior em um acorde com sétima podemos baixar dois semitons uma das fundamentais (dobradas) ou subir três semitons uma das quintas, como abaixo:

No primeiro e segundo exemplos, descemos a fundamental dois semitons. No terceiro elevamos a quinta três semitons. No quarto exemplo utilizamos o primeiro acorde e descemos a fundamental e elevamos a quinta, dobrando assim a sétima menor.

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Acorde menor com sétima (menor) (I – IIIb – V - VIIb)

Tendo visto os acordes menores e acordes com sétima, a construção de acordes menores com sétima fica fácil de descobrir. Abaixo temos os exemplos de acordes menores com sétima:

E assim podemos seguir com a construção de qualquer acorde. Em alguns casos não haverá dedos suficientes para tocar todas as notas do acorde. Neste caso elimine a quinta, a não ser nos casos onde a quinta não é maior (acordes aumentados e diminutos).

Abaixo alguns outros exemplos para ilustração.

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Acorde diminuto (I – IIIb – Vb - VIIbb)

Obs.: Em ambos os formatos foi necessário suprir cordas. O acorde diminuto formado a partir do terceiro formato é de dificílima execução e não vale a menção.

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Acorde com sétima maior (I – III – V - VII)

Obs.: No primeiro acorde não tocamos a última corda para evitar o conflito entre a sétima maior e a fundamental, uma oitava acima. A quinta corda foi suprimida para facilitar o dedilhado, visto que ela era uma dobra (pode ser tocada porém).

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Acorde com sétima (menor) e quinta aumentada (I – III – V# - VIIb)

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