Artigos
Construindo
acordes no violão
Autor: Bruno Marotta
Acorde
maior (I – III – V)
Vamos agora por a teoria em prática
para construir os acordes no violão. Para facilitar o trabalho,
vamos utilizar os acordes maiores que já conhecemos. Existem
basicamente quatro formas de construir acordes
maiores no violão
que são :
Destas, a primeira e a segunda são
as que nos permitem maior flexibilidade quanto à formação
de acordes.
Para construir qualquer acorde maior no violão basta utilizar
uma das formas acima na posição correta do braço.
Como já sabemos a nota que dá nome ao acorde é a
fundamental e também a nota mais grave do acorde (salvo
nos acordes com inversão do baixo). Podemos perceber que
todas as quatro formas possuem a nota do baixo na quinta ou na
sexta corda. Se cada traste corresponde ao intervalo de um semitom
e a sexta corda, quando solta, corresponde à nota mi e a
quinta corda à nota lá temos as demais notas na quinta
e sexta corda conforme a figura abaixo.
Obs.: Abaixo temos representado o braço de um violão.
ré#
mib |
ré |
dó#
réb |
dó |
si |
lá#
sib |
lá |
sol#
láb |
sol |
fá#
solb |
fá |
|
mi |
sol#
láb |
sol |
fá#
solb |
fá |
mi |
ré#
mib |
ré |
dó#
réb |
dó |
si |
lá#
sib |
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lá |
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Se quisermos, por exemplo, tocar um acorde
de dó# maior, podemos posicioná-lo no braço
do violão, como abaixo:
Podemos tentar agora desvendar os demais tipos
de acorde. Primeiro analisemos o grau entre cada nota dos acordes
acima citados e a sua fundamental:
O primeiro e segundo acorde possuem dobras
na fundamental e na quinta. O terceiro acorde possui dobra na fundamental
e na terça, o que pode vir a ser um problema futuramente,
levando a omitir a última corda em muitos acordes baseados
neste acorde maior. Vamos desconsiderar a quarta forma, pois além
de difícil execução essas três são
as mais utilizadas.
Acorde menor (I – IIIb – V)
Vejamos agora como, baseando-se nas formas acima e nos conhecimentos
da teoria dos acordes, construir um acorde menor. Já se
sabe que o acorde menor possui a terça menor e a quinta
maior. Para construirmos um acorde menor basta, portanto, descer
de um traste a casa que corresponde à terça, como
abaixo (em vermelho):
Observe que o terceiro acorde é de
difícil execução e por isso não é quase
utilizado.
voltar ao topo Acorde
com sétima (menor) (I – III – V
- VIIb) ou dominantes
Seguindo procedimento análogo, vamos construir acordes
maiores com sétima (quando dizemos acorde com sétima,
a sétima menor está implícita). Para transformamos
um acorde maior em um acorde com sétima podemos baixar dois
semitons uma das fundamentais (dobradas) ou subir três semitons
uma das quintas, como abaixo: No primeiro e segundo exemplos, descemos a
fundamental dois semitons. No terceiro elevamos a quinta três
semitons. No quarto exemplo utilizamos o primeiro acorde e descemos
a fundamental e elevamos a quinta, dobrando assim a sétima
menor.
voltar ao topo Acorde
menor com sétima (menor) (I – IIIb – V
- VIIb)
Tendo visto os acordes menores e acordes com sétima, a
construção de acordes menores com sétima fica
fácil de descobrir. Abaixo temos os exemplos de acordes
menores com sétima:
E assim podemos seguir com a construção
de qualquer acorde. Em alguns casos não haverá dedos
suficientes para tocar todas as notas do acorde. Neste caso elimine
a quinta, a não ser nos casos onde a quinta não é maior
(acordes aumentados e diminutos).
Abaixo alguns outros exemplos para ilustração.
voltar ao topo Acorde
diminuto (I – IIIb – Vb - VIIbb)
Obs.: Em ambos os formatos foi necessário suprir cordas.
O acorde diminuto formado a partir do terceiro formato é de
dificílima execução e não vale a menção.
voltar ao topo
Acorde com sétima maior (I – III – V
- VII)
Obs.: No primeiro acorde não tocamos a última
corda para evitar o conflito entre a sétima maior e a fundamental,
uma oitava acima. A quinta corda foi suprimida para facilitar o
dedilhado, visto que ela era uma dobra (pode ser tocada porém).
voltar ao topo Acorde
com sétima (menor) e quinta aumentada (I – III – V#
- VIIb)
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