Produtos  |  Quem somos  |  Download  |  Contato  |  Usuários
    

Matéria da revista INFO EXAME de Julho de 2003

"O MICRO VIROU O REI DAS CIFRAS!
Com o Weblyrics, o teclado do micro se torna o lugar certo para aprender a tocar música.
(Por Airton Lopes, com Osmar Lazarini)

São raros os programas que conseguem atender ao mesmo tempo às expectativas de iniciantes e de usuários avançados. O software brasileiro Weblyrics é um deles. Desenvolvido pela empresa carioca Musital, o Weblyrics é um editor de texto específico para a cifragem de músicas. A grande proeza do programa é funcionar como uma tremenda ferramenta auxiliar no aprendizado musical e ainda oferecer um leque de recursos interessantes para instrumentistas profissionais, que podem alterar ou criar novos acordes no PC. Outra caracteristica bacana é que o programa permite não apenas editar as cifras (códigos com letras que servem para identificar as notas musicais) e visualizar os acordes, mas também tocar as canções. Para isso, o teclado do computador se transforma em instrumento musical.

A alma do Weblyrics é seu processador de texto, pela qual são inseridas as cifras, cada uma delas em sua posição adequada, acima da letra da música. Até aí, nenhuma novidade, pois isso pode ser feito manualmente em qualquer editor de textos convencional , como o Bloco de Notas ou o Word Pad, do Windows. A vantagem do Weblyrics é que ele associa as cifras aos trechos correspondentes da música. Dessa forma, mesmo que a formatação e o tamanho da fonte sejam alterados, a notação permanece correta. Também permite que blocos com letras e cifras sejam copiados ou arrastados dentro da janela de edição sem alterar o alinhamento dos caracteres. Ao lado da tela de edição, a Lista de Acordes exibe os desenho das cifras no braço do violão. Assim, quem não sabe de cor ou quer descobrir a posição no braço do violão de uma determinada cifra consegue visualizar o acorde rapidamente quando é aberto o arquivo de uma música cifrada. O Weblyrics abre e reconhece as cifras em documentos com extensões DOC, TXT, RTF e HTML, convertendo automaticamente as cifras para as imagens com as posições no braço do violão. Além de enxergar a representação gráfica, também é possível ouvir o som do acorde clicando em cima da cifra.

Uma ferramenta poderosa é o Dicionário de Acordes, que também fica integrado à interface do Weblyrics. Trata-se de um banco de dados com mais de 4 mil acordes. Por meio de um pequeno teclado virtual com uma oitava musical e botões de acidentes de acordes, é possível pesquisar todas as construções possíveis para cada acorde. Após escolher o acorde de sua preferência, o usuário só precisa arrastar o ícone até a posição desejada para incluir a cifra na composição.

Outro recurso que agrada os músicos mais experientesé o Contrutor de Acordes, um módulo para criar e estudar acordes, escalas e intervalos. A janela mostra um braço de violão e várias ferramentas para compor e modificar acordes. O Construtor é capaz de exibir no braço do instrumento todas as notas de um corde e seus respectivos intervalos, ajudando o violonista a estudar as possibilidades para a execução de solos sobre o acorde.

Com as cifras na tela, é possível executar a canção usando a barra de espaço e o teclado numéricopara simular um instrumento musical. Imaginando um violonista destro, os botões numéricos 0,4,5 e 6 fazem o papel da mão direita dedilhando as notas. Já a barra de espaço tem a função de ir alternando os cordes. Mas os canhotos não precisam recamar: também há uma opção pré-configurada para quem toca com a mão esquerda. Quem não quiser ficar só no violão ou piano tem os sons de 128 instrumentos musicais para escolher. Toda a performance pode ser registrada com o Gravador do Weblyrics, que orienta os instrumentistas com um metrônomo. Caso a voz não alcance o tom original, basta ordenar a transposição de tons nas cifras. Depois, o resultado final pode ser conferido no player interno do programa. O player também toca arquivos MP3 e MIDI, assim o usuário consegue ir acompanahndo qualquer música no teclado e fazendo a cifragem. Um ponto negativo do softwareé que ele não salva o áudio em MP3, Wave, MIDI, etc., mas apenas em WLY, o próprio formato. A situação melhora um pouco na hora de exportar os arquivos com letras cifradas. HTML, RTF, Olga e TXT são as opções de formato para exportação. Em HTML, o documento mantém não só as cifras como também as imagens dos bracinhos do violão com as posições dos acordes. Na hora de imprimir as cifras, o usuário pode escolher se deseja levar para o papel só letras e cifras ou ainda incluir as imagens.

O Weblyrics também ajuda a localizar cifras nos songbooks virtuais e sites especializados na web e a organizar arquivos de cifras, MP3 e MIDI. O programa é integrado à web e traz atalho para seu site oficial. Lá, uma ferramenta de metabusca varre os principais sites de cifras. Depois de localizada a música cifrada, com um simples clique, o arquivo é aberto no Weblyrics, inclusive com a representação gráfica dos acordes na Lista de Acordes. O programa custa 59,90 reais, mas pode ser experimentado gratuitamente durante dez dias. A versão de avaliação não permite salvar nem imprimir os arquivos."

Matéria extraída na íntegra da revista Info Exame, ano 18, n°208 Julho/2003




Versão para impressão deste documento.

página inicial | produtos | quem somos | download | contato | usuários

 

   © 2002-2010 MGB. Todos os direitos reservados.     Termo de uso     Política de privacidade